Pão Diário

sexta-feira, 27 de março de 2015

Restaurando as portas
Vejamos o texto de Neemias 2.17
“Então, lhes disse: Bem vedes vós a miséria em que estamos, que Jerusalém está assolada e que suas portas têm sido queimadas; vinde, pois e reedifiquemos o muro de Jerusalém e não estejamos mais em opróbrio.”
Como Neemias se preocupou em restaurar a cidade e principalmente as portas de Jerusalém, conhecida como a cidade santa de Deus, onde estava o Templo, igualmente nós, cristãos, também devemos nos preocupar em restaurar as portas da nossa vida, escolhida por Deus como seu Templo.
Como na cidade de Jerusalém existia 12 portas de acesso, que foram destruídas, por ordem do rei nabucodonosor, rei da babilônia, em nossa vida espiritual também existem 12 portas de acesso, que precisam ser restauradas e fortalecidas, para que Satanás não tenha liberdade de acesso e possa nos derrotar e destruir.
1ª porta – A porta das ovelhas – Ne 3.1
A porta das ovelhas (servos) – Devemos restaurar a nossa condição de submissão, de reverência e obediência a Deus.
2ª porta - A porta do peixe – Ne 3.3
A porta do peixe (vidas) – Devemos restaurar a nossa condição de servos de Deus quanto a missão de ganhar almas para Deus.
3ª porta – A porta velha – Ne 3.6
A porta velha (original) – Devemos restaurar os valores da fé genuina em Jesus, com relação a simplicidade da mensagem do evangelho eterno.
(não é show – não é oba-oba)
4ª porta – A porta do vale – Ne 3.13
A porta do vale (lutas) – Devemos restaurar a confiança e esperança da vitória nas lutas. Muitos tentam escondê-la sem tentar enfrentá-la.
5ª porta – A porta do monturo - Ne 3.14
A porta do monturo (lixo) – Devemos restaurar a característica de santidade, através da limpeza da alma. (jogar fora tudo que possa impedir o agir de Deus – Sentimentos de ira, ódio, medo, inveja, ressentimentos,etc)
6ª porta – A porta da fonte – Ne 3.15
A porta da fonte (espírito) – Devemos restaurar a intimidade com o Espirito Santo, de maneira a dar liberdade para Ele agir.
7ª porta – A porta das águas – Ne 3.26
A porta das águas (limpeza) – Devemos restaurar a importância da leitura da bíblia, como única fonte purificadora de Deus para a vida do homem.
8ª porta – A porta dos cavalos – Ne 3.28
A porta dos cavalos (força) – Devemos restaurar a nossa fé, na confiança do poder de Deus.
9ª porta – A porta oriental – Ne 3.29
A porta oriental (oração) – Devemos restaurar o desejo de conversar com Deus através da oração.
10ª porta – A porta da guarda – Ne 3.31
A porta da guarda (vigilância) – Devemos restaurar a preocupação com a vigilância de nossa vida.
11ª porta – A porta da prisão – Ne 12.39
A porta da prisão (cadeias, amarras) – Devemos restaurar a nossa visão com relação as promessas de Deus para a nossa vida.
12ª porta – A porta do Rei – Jo 10.9
A porta do Rei (Deus, Jesus) – Devemos restaurar o nosso relacionamento de intimidade com o Senhor Jesus. Ele é a solução para todas as dificuldades da vida.

Pra. Mallu de Araujo

sexta-feira, 13 de março de 2015

Fé (o que é?).

Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que não se veem. Pela fé entendemos que os mundos foram criados pela palavra de Deus; de modo que o visível não foi feito daquilo que se vê. Ora, sem fé é impossível agradar a Deus; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam. Pela fé Noé, divinamente avisado das coisas que ainda não se viam, sendo temente a Deus, preparou uma arca para o salvamento da sua família; e por esta fé condenou o mundo, e tornou-se herdeiro da justiça que é segundo a fé. Pela fé Abraão, sendo chamado, obedeceu, saindo para um lugar que havia de receber por herança; e saiu, sem saber para onde ia. Hebreus 11:1,3,6-8 Logo a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Cristo. Romanos 10:17 (porque andamos por fé, e não por vista); 2 Coríntios 5:7
Porque na esperança fomos salvos. Ora, a esperança que se vê não é esperança; pois o que alguém vê, como o espera? Romanos 8:24 Depois disse a Tomé: Chega aqui o teu dedo, e vê as minhas mãos; chega a tua mão, e mete-a no meu lado; e não mais sejas incrédulo, mas crente. Respondeu-lhe Tomé: Senhor meu, e Deus meu! Disse-lhe Jesus: Porque me viste, creste? Bem-aventurados os que não viram e creram. Jesus, na verdade, operou na presença de seus discípulos ainda muitos outros sinais que não estão escritos neste livro; estes, porém, estão escritos para que creiais que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais vida em seu nome.João 20:27-31 Ora, temos o mesmo espírito de fé, conforme está escrito: Cri, por isso falei; também nós cremos, por isso também falamos, sabendo que aquele que ressuscitou o Senhor Jesus, nos ressuscitará a nós com Jesus, e nos apresentará convosco. 2 Coríntios 4:13-14 E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria. 1 Coríntios 13:2
Disse-lhes ele: Por causa da vossa pouca fé; pois em verdade vos digo que, se tiverdes fé como um grão de mostarda direis a este monte: Passa daqui para acolá, e ele há de passar; e nada vos será impossível. Mateus 17:20 Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé no filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim. Gálatas 2:20
e seja achado nele, não tendo como minha justiça a que vem da lei, mas a que vem pela fé em Cristo, a saber, a justiça que vem de Deus pela fé; Filipenses 3:9
Ao que lhe disse Jesus: Se podes! - tudo é possível ao que crê. Imediatamente o pai do menino, clamando, [com lágrimas] disse: Creio! Ajuda a minha incredulidade. Marcos 9:23-24 .  Peça-a, porém, com fé, não duvidando; pois aquele que duvida é semelhante à onda do mar, que é sublevada e agitada pelo vento. Tiago 1:6